Navegar com a Biblioteca Escolar
No âmbito da Comemoração dos 500 anos da viagem de circum-navegação do globo (iniciada a 1519 e terminada em 1522), a nossa biblioteca aderiu ao projeto “Navegar com a Biblioteca Escolar”.
A nossa viagem iniciou-se no dia 6 de fevereiro e prolongou-se durante uma semana, decorrendo nos diversos Jardins de Infância e Escolas do 1º ciclo do nosso Agrupamento. Rumámos ainda a terras de Campia onde os alunos e docentes puderam embarcar nesta grandiosa aventura promovendo, desta forma, um intercâmbio entre os dois Agrupamentos do concelho de Vouzela.
Após várias pesquisas, foi redigida uma história acerca da viagem empreendida por Fernão de Magalhães direcionada para a Educação Pré – Escolar e o 1º Ciclo. Neste âmbito foi construído um grande globo terrestre com as rotas de Magalhães e de Sebastián Elcano, devidamente assinaladas, assim como as escalas e o local onde foi morto o navegador português. Foram também elaboradas, em três dimensões, as naus representativas da frota das Molucas.
A viagem foi apresentada através de um vídeo com recurso a imagens da época, a sons e músicas adaptadas aos diversos momentos da grande epopeia e narrada pelo seu ilustre cronista António Pigafetta, o qual se encontrava magnificamente trajado com indumentária da época.
Finalizada a apresentação da viagem, os alunos puderam explorar o enorme globo, construído para o efeito. Com a ajuda das naus em miniatura, representativas das embarcações da época dos descobrimentos, fizeram o percurso desta aventura percecionando a circum-navegação do globo.
No final da atividade, os participantes tiveram direito a várias experiências sensoriais pois experimentaram e cheiraram diversas especiarias originárias das Molucas, tais como: o cravinho, a canela e a noz-moscada. Foram também confecionados biscoitos à base das mesmas que mereceram a aprovação de todos os participantes. Estavam deliciosos!
Esta viagem será retomada no terceiro período, levando a bordo os alunos do 2º ciclo, onde esperamos continuar a vivenciar grandes aventuras.
Nós, equipa da Biblioteca Escolar, consideramos que, tal como referiu António Pigafetta, vivemos para contar a história do nosso grande herói. Graças a ele, o nome de Fernão de Magalhães tornou-se imortal. Este homem foi o primeiro a iniciar a volta ao mundo provando que a Terra afinal é redonda!
A Equipa da Biblioteca Escolar