SOBRE NÓS

A Biblioteca Escolar apresenta-se crucial na promoção do livro e da leitura, mas também no desenvolvimento de outras competências que tornam as nossas crianças e jovens cidadãos mais autónomos na aquisição de conhecimento e na tomada de decisões. Assim, são vários os projetos desenvolvidos pela biblioteca, envolvendo diferentes escalões etários do nosso agrupamento.

Projeto Mais Vale Prevenir

Captura de ecrã 2020-10-20, às 13.57.31.

No ano letivo de 2020/2021, o nosso agrupamento vai integrar o projeto Mais Vale Prevenir, coordenado pelo conselho de prevenção da corrupção. Pretende-se promover a educação para valores de cidadania ativa e o respeito pelos direitos humanos e liberdades fundamentais através de atividades que conduzam à reflexão sobre questões ligadas à prevenção da corrupção. O Projeto será desenvolvido com todos os níveis de ensino do agrupamento.

Histórias com vida

Uma vez por período, a Biblioteca Escolar vai a todas as salas da educação pré~escolar com a apresentação e exploração de uma história cuidadosamente escolhida de forma a articular com temáticas gerais ou mais específicas, abordadas pelas nossas crianças. 

Com este projeto, pretendemos promover o gosto pelo livro e pela leitura, desenvolver/estimular a criatividade, promover a articulação de conteúdos, estreitar os laços entre os vários intervenientes no processo educativo e divulgar o fundo documental da biblioteca.

Maletas Pedagógicas

A família tem uma receita única para o desenvolvimento de crianças leitoras, na qual existe um ingrediente mágico: o afeto.

Assim, no início de cada período são enviados livros para todas as salas da educação pré-escolar e salas do 1ºciclo sem biblioteca, promovendo a Leitura em Vai e Vem e Leitura em Família. Pretende-se, assim, estimular a leitura em família, desenvolver hábitos de leitura, divulgar autores e livros e rentabilizar o fundo documental da biblioteca escolar.

Vamos ouvir uma História

Todas as quintas-feiras, recebemos, na biblioteca da escola sede, alunos dos 1º e 2º anos de escolas do nosso agrupamento. 

Com o objetivo de incentivar a curiosidade e o desejo de conhecimento, são apresentadas e exploradas histórias sobre diversas temáticas, tais como: valores humanos, proteção ambiental, saúde, segurança, etc. 

Pensar+ para Poupar+

Este projeto é desenvolvido com alunos do 2ºano de escolaridade e tem por base o Referencial de Educação Financeira.

A escolha deste escalão etário prende-se com a abordagem do dinheiro na disciplina de matemática, promovendo articulação curricular e um reforço na consolidação deste conteúdo.

De forma lúdica, são introduzidos conceitos básicos de economia.

Conhecimento à Mão

Na sociedade da informação em que vivemos, é cada vez mais importante o domínio de competências que permitam aos nossos alunos transformar a informação que os rodeia em conhecimento.

A aplicação deste projeto de Literacia da Informação aos alunos do 5º e 6ºanos vai permitir uma uniformização de critérios na elaboração de trabalhos escritos e o desenvolvimento de autonomia na seleção e tratamento da informação, assim como o respeito pelos direitos do autor. 

O projeto "Amostras para Ler+" é uma adaptação do projeto do PNL (Plano Nacional de Leitura) e da RBE (Rede de Bibliotecas Escolares) com o mesmo nome.

Tendo em conta que os índices de leitura vão diminuindo com a entrada na adolescência, procura-se, através da divulgação de títulos, autores e ilustradores, estimular a leitura nos alunos do 6ºano e dar a conhecer o fundo documental disponível na biblioteca para leitura recreativa e de apoio à elaboração de trabalhos das várias áreas disciplinares.

 

 

 

 

 

 

As Leituras Cruzadas é um projeto desenvolvido em parceria com o Agrupamento de Escolas de Vouzela e Campia, que visa a partilha de recursos e atividades entre os dois agrupamentos, abrangendo vários anos de escolaridade. Este projeto também prevê o planeamento conjunto de ações de informação direcionadas à comunidade local. 

boeger_overlevering_bibliotek_haender[1]

Leituras Cruzadas

(Projeto suspenso no ano letivo 2020/2021)