Semana da Leitura
Semana da Leitura no Agrupamento de Escolas de Vouzela.
O Agrupamento de Escolas de Vouzela vai desenvolver, no âmbito da “Semana da leitura”, um conjunto de atividades que decorrerão do dia 1 ao dia 5 de abril.
Numa antecipação por questões de agenda, decorreu, no dia 8 de março, uma sessão com a contadora de histórias Inácia Cruz, destinada à educação pré-escolar, que se baseou no livro “Camilo, um Camelo na Selva”, de Júlio Borges e da ilustradora Susana Lima. Os alunos do 2ºciclo, no dia 26 de março, tiveram o encontro com o escritor Amadeu Braguês, autor de “O caderno que queria ser livro”, ilustrado por Célia Braguês.
No dia 1 de abril, as escolas do 1º ciclo usufruirão da presença do contador de histórias Rui Ramos, que se baseará no livro “Um chá não toma um Xá”, de Sérgio Guimarães, ilustrado por Ângela Vieira, que incide sobre alguns conteúdos da língua portuguesa, fazendo referência às palavras homófonas e homógrafas.
Durante a semana ocorrerão “Leituras improváveis”, na biblioteca escolar, “Leituras matinais”, em sala de aula e “Pais contadores de histórias”, nas escolas do 1º ciclo e salas dos Jardim- de- Infância.
O programa culminará com a apresentação da peça de teatro “As princesas já não são o que eram”, no âmbito da temática do Plano da Atividades, “Da tradição à inovação”, em que será feita alusão aos direitos humanos, à igualdade de género e à não discriminação.
Iniciativas como esta têm como objetivos, entre outros, sensibilizar para a importância do livro e da leitura, promover o desenvolvimento da criatividade e da imaginação, educar para os valores e para a promoção dos direitos humanos e das crianças e evolver os pais nas atividades escolares.